Para instalar fontes no computador




Como vocês já devem ter percebido, a tia Carol um pouquinho ( tá bom, bastante) nerd. Pois bem, como eu gosto mesmo da área de tecnologia, eu resolvi criar uma coluna aqui no nosso blog para explicar algumas coisas básicas que toda produtora de moda tem que saber.
Para estrear na coluna 'Fashion Geek' eu vou fazer um mini tutorial sobre um assunto que gerou dúvidas na última aula de comunicação imagem: Como instalar fontes.

O site que eu costumo utilizar para baixar fonts é o 1001fonts. Ele é bem fácil de usar e os downloads costumam ser seguros, mas existem outros sites parecidos como o dafont , o fonts e o brasileiro netfontes. Se você já tem uma ideia de que tipo de fonte quer, é legal dar uma olhada no menu direito do site, lá as fontes já estão divididas por estilo (gótico, manuscrito,retro,etc).


Eu cliquei no estilo romantico e gostei logo da primeira fonte que apareceu, a ' Qirlycues 1.0'. Então como eu uso Windows ( e não Mac) eu clico em Win True Type para fazer o download da fonte. !!!Atenção para a licença da fonte!!! Prefira as que são Freeware pois não há perigo dela expirar ou problemas com pagamento de royaltes. Salve a pasta e aguarde o download concluir.


Geralmente as fontes vem em pasta compactadas/zipadas. Então use o Winzip ou o Winrar para descompactar a pasta e a salve em alguma pasta de sua escolha. ( pode ser no 'Meus documentos' ou em qualquer outra pasta pessoal).
Para que a fonte funcione no seu computador é preciso ir na pasta onde está salva a fonte descompactada, copiar o arquivo e colá-lo dentro da pasta Fonts que está dentro da pasta Windows. Geralmente o caminho é ir em Meu computador -> Unidade C -> Windows -> Fonts. Ou então em Painel de Controle -> Fontes.

Quando vc der o camando de ' copiar' o arquivo dentro da pasta fonts, vai perceber o windows vai abrir uma janelinha que diz " Instalando fonte". Pronto agora é só abrir algum programa e utilizar a nova fonte ( as vezes é necessário reiniciar o computador pra que os programas reconheçam a nova fonte).

Obs: como a maioria das fontes é criada por estrangeiros, nós aqui vamos encontrar problemas na hora de acentuar e usar o 'ç'. Além disso alumas fontes só tem a opção de caixa alta e outras só de caixa baixa.


Por hoje é só. Ficou alguma dúvida? É só perguntar que Tia Carol responde :)

Beijos

0 comentários:

Postar um comentário